Niterói- Búzios, de bicicleta

20190121_15501420190123_131055

 

Ir a Búzios de carro, a 160 quilômetros da cidade de Niterói, não era mais novidade para o grupo, formado por mim, o marido Maurício Gonçalves e o amigo Washington Magalhães Júnior. Por isso, as magrelas foram acionadas para a trip. As bicicletas passaram por revisão, economizamos no peso da bagagem; e a opção foi não fazer planejamento prévio para o pedal:  paradas e pernoites estavam em aberto. Uma trip batizada  de “Sem lenço e sem documentos”, aliás um projeto que reúne amigos de aventuras. Apenas uma decisão foi tomada: não seguir viagem ao cair da noite (por questão de segurança).

Incorporando um trajeto mais atrativo à viagem, a saída de Niterói e chegada em Maricá foi pelo Caminho de Darwin. Sem pressa e aproveitando as paradas, o primeiro pouso foi em Barra de Maricá, uma pousada com música alta e sem ar condicionado. Fazer o quê? Já estava anoitecendo e  o pit stop ali se fez necessário.

Sobrevivemos ao calor e ao desrespeito dos que não iriam acordar cedo. No segundo dia, o grupo passou por toda a Apa (Área de Proteção Ambiental) de Maricá, Ponta Negra, Jaconé e chegou em Saquarema. Houve tempo para banho de mar, cerveja e a tradicional foto com a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth ao fundo.

Revigorado, o grupo encontrou, enfim, a paz em uma pousada silenciosa e equipada com o saudoso ar condicionado. Uma saidinha até ao restaurante mais próximo nos apresentou o guia Andre Cheregatti, biólogo, garçom e bugreiro. André explicou que a trilha que liga Saquarema à Praia Seca tem quase dois quilômetros de areia e que o grupo poderia fazer essa travessia de bugre, para evitar um grande esforço e vislumbrar as lagoas de Jacarepiá e Vermelha, pouco conhecidas por locais e turistas. A trilha diminui em 10 quilômetros o trajeto entre Saquarema e Praia Seca.

 

A proposta foi aceita de cara. Não empurrar a bike debaixo de um solão e poder tomar banho nas lagoas, totalmente desconhecidas pela maioria das pessoas, era uma ideia tentadora. Mas, como levar três bikes e três pessoas em um bugre? André tornou  possível a empreitada. Além de muito solícito, tem um grande conhecimento das questões ambientais, o que tornou o papo enriquecedor e animado. Acertamos em fazer a trilha com o André, ótimo guia.

Depois de Praia Seca, Cabo Frio e, finalmente, Búzios. Chegamos famintos e ávidos por uma cerveja. A partir daí, somente praias: Geribá, Ferradurinha e Ferradura, com as magrelas.  O retorno foi de ônibus. Embarcamos as magrelas sem problemas e chegamos no ponto de partida : Niterói, uma cidade mais amiga da bike do que o Rio de Janeiro.

Búzios é uma cidade perigosa para ciclistas. Sem ciclovias, os motoristas são distraídos em relação às bicicletas e não há muito espaço para trafegar com as magrelas. Muitos carros nas ruas na alta temporada e engarrafamentos. O grande lance , mesmo, foi a viagem. Búzios era apenas o destino. 

texto: Sandra S. Peleias

fotos: Mauricio Gonçalves

 

 

 

 

 

 

 

 

4 comentários em “Niterói- Búzios, de bicicleta”

Deixe um comentário